Ações do documento

Selo da Educação para a Igualdade Racial

Lançado em 2010, o Selo da Educação para a Igualdade Racial contemplou as primeiras experiências exitosas de escolas e secretarias de Educação que trabalham com a Lei nº 10.639/03, no Dia Internacional contra Discriminação Racial

As unidades escolares e secretarias estaduais e municipais de Educação puderam inscrever suas ações até o fim de 2010 e, na última segunda-feira, 21, as instituições selecionadas receberam da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) os certificados, além de kit com símbolos que caracterizam a instituição premiada, livros e outros materiais didáticos. Foram 16 agraciadas que se destacaram na implantação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, tendo como foco, a Lei nº 10.639/03 e o Estatuto da Igualdade Racial.

A seleção dos avaliadores foi feita pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (IFBA), mediante análise do currículo Lattes, de ações desenvolvidas na área, da participação em cursos de aperfeiçoamento e eventos e de publicações produzidas acerca da temática.

O Selo de Educação é uma parceria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD), a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

O projeto tem como objetivo contribuir para a construção, em sala de aula, de conhecimentos que valorizem o patrimônio histórico e cultural dos povos negros no Brasil e na África. E que apontem para a riqueza da diversidade cultural como marca da sociedade do país, fortalecendo, com isto, a identidade nacional.


Significado gráfico
O leiaute do Selo de Educação para a Igualdade Racial é composto por modelos de adinkras que pretendem representar os objetivos a serem reconhecidos. Adinkras são símbolos e manifestações culturais de povos africanos que representam provérbios e aforismos Constituem um código de conhecimento estabelecido por meio de ideogramas impressos e repetidos referentes à crença e à história desse povo. A adinkra Ananse Ntontan, projetada em marca d’água, representa sabedoria e criatividade.
 

_______________________________________________________________

SELO EDUCAÇÃO PARA IGUALDADE RACIAL 2010 - INSTITUIÇÕES CONTEMPLADAS 
 

1)  COLÉGIO ESTADUAL DUQUE DE CAXIAS – ESCOLA QUILOMBOLA-  JEQUIÉ - BA
2)  ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL FUNDAÇÃO BRADESCO - PINHEIRO - MA
3)  ESCOLA ESTADUAL VERENA LEITE DE BRITO (ÁREA QUILOMBOLA) – VILA BELA DE SANTÍSSIMA TRINDADE - MT
4)  ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL FIRMO SANTINO DA SILVA - ALAGOA GRANDE – PB (ESCOLA QUILOMBOLA)
5)  ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL OSNÍ MEDEIROS RÉGIS - SÃO JOSÉ DO CEDRO – SC
6)  ESCOLA MUNICIPAL ENSINO FUNDAMENTAL  MÁRIO QUINTANA -  PORTO ALEGRE – RS
7)  ESCOLA MUNICIPAL FLORESTAM FERNANDES - BELO HORIZONTE – MG
8)  COLÉGIO ESTADUAL DE CRISTALÂNDIA - CRISTALÂNDIA  - TO
9)  SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE - MG
10) INSTITUTO  ANÍSIO  TEIXEIRA – SECRET. ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - SALVADOR  - BA
11) SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DO CONDE - BA
12) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE REDENÇÃO - CE
13) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MESQUITA - RJ
14) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTEIRAS - CE
15) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MONTES CLAROS - MG
16) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARAUCÁRIA- PR

Conheça as experiências exitosas das instituições selecionadas

_______________________________________________________________

 

Veja a lista dos participantes

Regulamento

Anexos ao regulamento

Formulário de inscrição

Termo de responsabilidade

Ficha de inscrição para Unidades Escolares

Ficha de inscrição para Secretaria Municipal

Ficha de inscrição para Secretaria Estadual

 

Mais informações: (61) 3411-3649