Ações do documento

Bolsas de Mestrado, Doutorado e Iniciação Científica

Data: 06/08/2010

Candidatos devem acompanhar lançamento de edital nas páginas da Capes e do CNPq

 

Conforme já anunciado, o Programa de Bolsas de Pós-Graduação stricto sensu para público beneficiário de ações afirmativas e egressos do PROUNI - Programa Universidades para Todos, fará parte do programa de bolsas para o ensino superior da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, do Ministério da Educação, e ampliará o número de bolsas ofertadas nos programas de pós-graduação já existentes nessa instituição.

Essa iniciativa foi proposta em um Protocolo de Intenções pactuado entre SEPPIR, MEC e CNPq com o objetivo de estabelecer cooperação mútua para o desenvolvimento de ações que visem à ampliação do acesso a programas de pós-graduação por estudantes oriundos de grupos sociais beneficiários de programas de ações afirmativas implementados nas universidades públicas.

O programa prevê o oferecimento de bolsas de mestrado e doutorado e, também, um módulo complementar para os bolsistas objetivando apoio para participação em congressos, cursos de línguas, compra de livros e outros materiais, no período da duração do curso.

Os candidatos às bolsas deverão ter graduação completa, submeterem-se aos processos de seleção regulares para mestrado ou doutorado das universidades e serem aprovados nesse processo de seleção. Posteriormente precisam ter professores orientadores, preencher os formulários e apresentar documentações solicitados pela CAPES.

O acompanhamento do lançamento dos editais poderá ser feito por meio do site da CAPES:

 http://www.capes.gov.br/


Outra Ação Afirmativa para Inclusão no Ensino Superior

O PIBIC AF - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ação Afirmativa é uma ação desenvolvida por meio da parceria entre a SEPPIR e o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para o público de estudantes de graduação. 

O programa visa incentivar a formação de cientistas e a pesquisa entre estudantes oriundos de grupos sociais beneficiários de programas  de ações afirmativas implementados nas universidades públicas. Serão distribuídas para o período 2010-2011 um total de 800 bolsas entre 60 universidades públicas em todo o Brasil, 200 a mais do que no período 2009-2010.

O processo de ingresso é o regularmente praticado pelo CNPq. Os coordenadores dos cursos são os responsáveis pela seleção dos estudantes para a inclusão no programa de bolsas.

O acompanhamento do lançamento dos editais pode ser realizado pelo site do CNPQ:

http://www.cnpq.br/programas/pibic_afirm/index.htm

Comunicação Social / SEPPIR