Você está aqui: Página Inicial > Municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul fazem adesão ao Sinapir

Notícias

Municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul fazem adesão ao Sinapir

por publicado: 05/04/2018 11h43 última modificação: 05/04/2018 11h59

O secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, reuniu-se com o coordenador municipal de Igualdade Racial de Pato de Minas, José Antônio Ventura, nessa quarta-feira (04), para assinatura do Termo de Adesão e Compromisso estabelecido entre a União, por intermédio do Ministério dos Direitos Humanos, para adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial na modalidade Gestão Básica.

Na ocasião, Juvenal Araújo lembrou o Edital nº 01/2018 – SEPPIR/MDH no qual estados, municípios, Distrito Federal e consórcios públicos poderão apresentar propostas até o dia 29 de junho de 2018.  “Precisamos que o gestor tenha conhecimento e compromisso com a política pública de igualdade racial de seu estado, sensibilizar os governadores e prefeitos para a adesão do Sinapir e para apresentar seus projetos e submete-los ao edital”, destaca.

Segundo o Srº Ventura, como é popularmente conhecido dentro e fora da Associação dos remanescentes quilombos da família Teodoro de Oliveira e Ventura, a adesão servirá como medida de fortalecimento da temática em questão. “Esta assinatura dá credibilidade às políticas públicas do governo federal, e capacita gestores públicos quanto ao entendimento das ações de igualdade racial e especificidades de nossas comunidades quilombolas”, ressalta.

A região de Patos de Minas possui cerca de 20 comunidades quilombolas, cinco associações e registro de 70 anos de existência de movimento. Para 2018, ainda está prevista a inauguração do Museu do Negro e quilombola na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Outras adesões – Também foram assinados os Termos de Adesão e Compromisso dos municípios de Pântano Grande e Mostardas, no estado do Rio Grande do Sul; além de Barra Mansa e São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro.