Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > Outubro > Guilhermina e Candelário: TV Brasil lança em Brasília série infantil colombiana

Notícias

Guilhermina e Candelário: TV Brasil lança em Brasília série infantil colombiana

Em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos , o desenho animado formado por personagens negros, também será lançado em Salvador, São Paulo e São Luís
por publicado: 06/10/2015 11h35 última modificação: 08/10/2015 18h53

guilhermina

Nova atração infantil da TV Brasil, a animação colombiana Guilhermina e Candelário será lançada no dia 9 de outubro, das 14h às 17h, no Funarte, em Brasília (DF), onde cerca de 500 crianças do ensino fundamental público do Distrito Federal terão a oportunidade de assistir aos primeiros episódios. O evento será realizado em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, e com o Governo do Distrito Federal.

O desenho animado seria apenas mais um dentre os muitos que agradam as crianças, se não fosse pelo fato de os irmãos Guilhermina e Candelário comporem uma família negra, muito parecida com milhões de famílias brasileiras que, apesar de serem maioria da população, não se veem representadas nos meios de comunicação. Será, portanto, o primeiro do gênero, com a maioria dos personagens negros, a ser exibido na TV aberta brasileira.

A criança precisa de referenciais que fortaleçam a sua identidade. Por isso, um dos cuidados da TV Brasil é veicular programação pautada em valores humanos e afirmativos, com desenhos que não a exponha a conteúdos apelativos ou violentos”, diz o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Américo Martins, reforçando que dessa forma a empresa cumpre sua missão de veicular programação que valorize a diversidade étnico-racial do Brasil.

Para a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, a iniciativa busca reverter representações negativas da pessoa negra e fortalecer a autoestima, a história e a cultura afro latino-americana e caribenha no Brasil. "O desenho animado Guilhermina e Candelário vai proporcionar ao público brasileiro, principalmente ao público infantil, um contato com a cultura e a identidade negras. Além da exibição na TV, o Ministério e a EBC também vão realizar atividades em alguns estados para lançar a série, com o apoio de parceiros locais", afirma Nilma.

Depois de Brasília, a série será lançada em Salvador (BA), no dia 12/10; em São Paulo, no dia 19/10; em São Luís (MA), no dia 23/10; e na comunidade quilombola Santa Joana, no município de Itapecuru Mirim (MA), em 24/10.

Os eventos de lançamento têm o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); das secretarias de Mulheres e Direitos Humanos e de Cultura do Distrito Federal (Semidh e Secult/DF); da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo (SMPIR/SP); da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB); da Secretaria de Educação do município de São Luís e das secretarias de Igualdade Racial e de Educação do estado do Maranhão.

Estreia na TV Brasil - A série Guilhermina e Candelário, uma coprodução do Señal Colombia com a Fosfenos Media, terá estreia especial na TV Brasil. No dia 12 de outubro, para marcar a passagem do Dia das Crianças, a emissora pública exibirá quatro episódios em sequência, às 9h45 e às 13h. A partir de então o desenho será exibido de segunda a sábado, na Hora da Criança.

Serão 20 episódios, de 12 minutos cada, que contarão o cotidiano dos dois irmãos, cuja capacidade de sonhar transforma cada dia em uma incrível aventura. Eles levam uma vida tranquila em uma pequena praia e a cada dia esperam ansiosamente a chegada do Vô Faustino, um velho pescador, a quem contam suas aventuras. O avô desfruta das histórias narradas pelos netos e em alguns casos é cúmplice delas, compartilhando sua experiência de vida e grande sabedoria sobre o entorno natural e inspirando-lhes amor e respeito por todos os habitantes do mundo marinho e costeiro.

As personagens - Além do Vô Faustino, casado com a Vó Francisca, uma animada turma também faz parte da vida de Guilhermina e Candelário. Tratam-se dos amigos Aurora e Camilo, que chegaram à praia para viver com os pais Ismael e Rosita, acompanhados da amorosa e brincalhona cadela Lua. Conheça cada um.

Hora da Criança - Guilhermina e Candelário entra no ar na faixa de programação chamada Hora da Criança, transmitida na TV Brasil de segunda a sexta em dois horários, das 8h15 às 12h e das 12h30 às 17h; e sábado das 8h15 às 12h. O desenho animado colombiano será exibido ao lado de programas infantis de qualidade, como Angelina Ballerina, O Show da Luna, Peixonauta, Dango Balango, Carrapatos e Catapultas, Igarapé Mágico, Historietas Assombradas, Pandorga, Detetives do Prédio Azul , entre outros.

A TV Brasil é a emissora pública nacional e é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Além de exibir conteúdos educativos de qualidade, não veicula comerciais e pode ser assistida tanto na TV aberta quanto nas TVs pagas em todo o país. Veja como sintonizar aqui.

Outubro/2015| Mais informações: tvbrasil.ebc.com.br/guilherminaecandelario

Calendário de lançamento

DISTRITO FEDERAL – 9 DE OUTUBRO
Hora: 14h
Local: Funarte

BAHIA – 12 DE OUTUBRO
Hora: 9h
Local: Senzala do Barro Preto – Associação Cultural Ilê Aiyê

SÃO PAULO – 19 DE OUTUBRO
Hora: 9h e 14h
Local: CEU (Centro Educacional Unificado) Caminho do Mar

MARANHÃO – 23 e 24 DE OUTUBRO

SÃO LUÍS
Data: 23 de outubro
Horário: 8h30
Local: Teatro Alcione Nazaré – Centro de Criatividade Odilo Costa Filho

ITAPECURU MIRIM – COMUNIDADE QUILOMBOLA SANTA JOANA
Data: 24 de outubro
Horário: 9h
Local: Escola Quilombola