Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > Governo Federal concede titulação de terra à comunidade quilombola da Bahia

Notícias

Governo Federal concede titulação de terra à comunidade quilombola da Bahia

por publicado: 11/05/2018 14h24 última modificação: 11/05/2018 18h48

O presidente da República, Michel Temer, assinou, nesta terça-feira (08), decreto de titulação da Comunidade Quilombola de Lagoa Santa, situada nos municípios de Ituberá e Nilo Peçanha, na Bahia. O ato é mais uma ação do Ministério dos Direitos Humanos de apoio às políticas públicas para povos e comunidades tradicionais.

O ministro de Direitos Humanos, Gustavo Rocha, avalia que esta assinatura “torna o processo de reconhecimento desta comunidade mais célere e eficiente, além de promover segurança jurídica à história de luta e resistência das demais comunidades remanescentes de quilombos”.

O secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, comemora mais essa vitória do desenvolvimento da democracia brasileira. “A titulação orientada por legislação federal é um direito fundamental prevista na Constituição Federal. Quanto mais documentos forem emitidos, maior será a reparação histórica de ocupação dessas terras”, destaca.