Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2018 > 02 Fevereiro > Seppir prepara evento para povos e comunidades tradicionais em Brasília

Notícias

Seppir prepara evento para povos e comunidades tradicionais em Brasília

por publicado: 08/02/2018 16h00 última modificação: 08/02/2018 15h17

Os preparativos para a Plenária Nacional Quilombola estão em fase final para receber quilombolas de diversas regiões do país. O evento de cárater nacional, previsto para acontecer nos dias 22 e 23 de março, tem por objetivo aprofundar a discussão sobre temas e segmentos populacionais, cujas pautas e demandas são estratégicas para o enfrentamento ao racismo e para a efetivação de um Brasil Afirmativo.

As Plenárias dos Povos e Comunidades Tradicionais são iniciativas que visam assegurar a representatividade de segmentos historicamente excluídos ou com diálogo restrito com o Estado. É atribuição da Comissão Organizadora a realização da Plenária Temática, caracterizada como etapa preliminar da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (IV CONAPIR), a partir dos eixos: reconhecimento; garantia de justiça; desenvolvimento e discriminação múltipla ou agravadas dos afrodescendentes à reparação histórica; proteção e garantia de direitos e promoção humana.

A Plenária Quilombola contará com a participação de representações de comunidades remanescentes de quilombo de 24 estados brasileiros, com indicativo de atendimento às proporcionalidades de gênero (50%) e geracional (30%) previstas no regimento interno da IV CONAPIR.

É um evento preparatório que tem por propósito promover reflexão, discutir os eixos e subtemas propostos, analisando como estes se expressam no cotidiano e na resistência das comunidades quilombolas do país, bem como visa amadurecer entendimentos e posicionamentos que serão aprofundados durante a Conferência.

Ao fim da Plenária, serão escolhidos 27 delegados/as, os quais se somarão aqueles/as definidos/as durante as conferências estaduais e regionais e protagonizarão as discussões nos grupos de trabalho e plenárias durante a IV CONAPIR, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de maio de 2018.

Convocatória - Plenária Quilombola

Critérios - Plenária Quilombola