Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2018 > 01 Janeiro > Brasília e São Paulo terão conferências de igualdade racial neste fim de semana (12 e 13/01)

Notícias

Brasília e São Paulo terão conferências de igualdade racial neste fim de semana (12 e 13/01)

por publicado: 10/01/2018 12h35 última modificação: 10/01/2018 16h30

O Distrito Federal, em Brasília, e o Estado de São Paulo, na capital, vão realizar suas etapas locais da IV Conferência de Promoção da Igualdade Racial nos dias 12 e 13/01 (sexta e sábado). Somados, os dois eventos vão eleger 115 delegados para a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CONAPIR.

Em Brasília, o evento vai servir para dar posse simbólica aos membros do Conselho de Defesa dos Direitos do Negro do Distrito Federal na noite de sexta-feira, a partir das 19 horas. A organização incluiu na programação a execução do Hino Nacional da Negritude, de autoria do professor Eduardo de Oliveira, militante histórico do movimento negro no Brasil e primeiro vereador negro de São Paulo.

Em Brasília, a palestra Magna “Participação, Controle Social e Construção de Agenda nas Políticas de Igualdade Racial no Distrito Federal” será proferida pela militante Deise Benedito. No sábado, a conferência distrital vai eleger 20 delegados à fase nacional.

São Paulo

Na capital paulista, a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial ocorrerá no Palácio dos Bandeirantes, com início na sexta-feira às 17 horas. Na abertura, os participantes vão assistir a um ato inter-religioso. 

A palestra em São Paulo será feita no sábado pela professora da USP, Eunice Prudente, autora do livre Preconceito Racial e Igualdade Jurídica no Brasil (Editora Julex, 1989). A jurista também é integrante da Ouvidoria-Geral do Estado de São Paulo e presidente do Conselho de Transparência da Administração Pública. O Estado de São Paulo vai eleger 95 delegados à conferência nacional.

CONAPIR

Entre os dias 27 e 30 de maio de 2018, acontecerá em Brasília a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial - CONAPIR com o tema "O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos". A IV CONAPIR é um grande encontro de lideranças da sociedade civil e representantes de governos municipais, estaduais e federal para dialogar sobre as políticas públicas para o enfrentamento do racismo no Brasil.

Confira a programação – Brasília

Acesse a programação – São Paulo