Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2017 > 10 Outubro > Representantes da Seppir discutem políticas públicas para o desenvolvimento econômico, social e cultural da população negra de Minas Gerais

Notícias

Representantes da Seppir discutem políticas públicas para o desenvolvimento econômico, social e cultural da população negra de Minas Gerais

por publicado: 06/10/2017 14h40 última modificação: 06/10/2017 14h47

Representantes do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (CNPIR), órgão colegiado, de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), estiveram presentes na IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), no município de Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte, ocorrida nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro.

Realizada por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), a reunião contou com as presenças do Coordenador-Geral do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial da Seppir, Sionei Ricardo Leão, dos conselheiros Milton Santos da Silva e, Dandara Tonantzin Silva Castro e da Coordenadora Geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais do Ministério da Educação, Raquel Dias.  

Com o tema “O Brasil na Década do Afrodescendente: Minas Gerais Promovendo a Igualdade Racial - Por Nenhum Direito a Menos”, o evento reuniu 1.000 delegados eleitos nas etapas municipais, regionais e livres, que envolveram todos os territórios mineiros. O encontro faz parte das reuniões preparatórias para a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) prevista para o segundo semestre de 2018 com o tema "O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos".

Mineiro de Governador Valadares, o Secretário Juvenal Araújo, destaca que o engajamento dos estados e municípios é fundamental para a luta pela igualdade racial em todo território nacional. “É muito importante contar com o comprometimento da população nas questões que afetam os processos sociais e políticos do país. É a sociedade civil em parceria com o Governo Federal se unindo com o objetivo de uma mudança urgente e estrutural”, pontua.  

Representante da Seppir no encontro, Sionei Leão elogiou a organização e o empenho da mobilização conjunta que conferiu subsídios para a eleição de 76 delegados e a construção do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial no estado de Minas Gerais. “Acredito que as propostas aqui construídas foram muito bem elaboradas e isso contribuirá bastante na construção do documento final que será apresentado na Conferência Nacional”, ressalta. 

Foram debatidos os seguintes eixos temáticos: Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Social; Educação, Diversidade e Implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008; Cultura - Promoção e Proteção da Diversidade Cultural em Minas Gerais; Mulher, Feminismo, Participação e Espaço de Poder; Povos e Comunidades Tradicionais, Território e Identidade; Juventudes, Enfrentamento à violência e Empoderamento; Segurança Pública e acesso à Justiça; Saúde, Fortalecimento e Humanização do SUS; Fortalecimento de Órgãos de Promoção da Igualdade Racial, Políticas Públicas Afirmativas e Combate ao Racismo Institucional; Racismo e Mídia, Democratização dos meios de Comunicação, Valorização da Diversidade Étnico Racial e Cultural; Migração, xenofobia e intolerâncias correlatas.