Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2017 > 10 Outubro > Ministra Luislinda encerra atividades do curso de pacificador social em Fortaleza/CE

Notícias

Ministra Luislinda encerra atividades do curso de pacificador social em Fortaleza/CE

por publicado: 19/10/2017 18h42 última modificação: 19/10/2017 18h42

A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, participou do encerramento do “Curso de Mediador Pacificador Social” em Fortaleza/CE, nesta quarta-feira (18/10). Realizada pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a atividade possui o objetivo de capacitar agentes de segurança pública e representantes civis a fim de serem mediadores de conflitos, além de instruir a população quanto às questões referentes ao Racismo Institucional.

“À medida que a sociedade vai mudando, o racismo também se modifica. Uma nova roupagem é utilizada, para fingir que nada está acontecendo. Precisamos continuar combatendo este mal onde quer que ele esteja. Precisamos unir forças para garantir que pessoas não sejam tratadas de forma diferente em virtude da cor da pele”, afirmou.

Luislinda ressaltou que o Ministério dos Direitos Humanos (MDH) reúne as competências da formulação, coordenação e execução de políticas e diretrizes voltadas à promoção dos direitos humanos. “Devemos lutar também contra as demais formas de preconceitos e discriminações que atingem alguns segmentos da população, como mulheres em geral, crianças e adolescentes, população LGBT, pessoas com deficiência, povos tradicionais de matriz africana e povos de terreiro, ciganos, quilombolas, indígenas, pessoas em situação de rua, entre outros”.

O evento integra as ações previstas no Plano Nacional de Segurança Pública, lançado pelo Governo Federal em janeiro deste ano. Entre os pontos principais do projeto, estão a modernização do sistema penitenciário e o combate integrado às organizações criminosas. Também figuram como prioridades a redução do feminicídio e violência contra a mulher; a diminuição de homicídios dolosos e o combate integrado ao tráfico de drogas e armas.

Conteúdo

Entre os temas abordados na oficina de mediador pacificador social, constam prevenção de conflitos comunitários com recorte racial; Estado e sociedade; famílias no século XXI; violência doméstica com abordagem racial; prevenção de homicídio; e crimes contra o patrimônio, a vida, a família e a paz pública.

Complementam a lista de itens, a importância da mediação social; técnicas de abordagens; a figura do mediador; mediação de conflitos e a lei; mediador de bullying nas instituições de ensino; e mediador pacificador social e sua legislação.