Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2017 > 09 Setembro > Agentes de segurança pública e lideranças civis de São Paulo recebem curso de mediação social

Notícias

Agentes de segurança pública e lideranças civis de São Paulo recebem curso de mediação social

por publicado: 01/09/2017 18h31 última modificação: 01/09/2017 18h49

As atividades referentes ao Plano Nacional de Segurança Pública – lançado pelo Governo Federal no início deste ano – estão em andamento. Nesta quinta e sexta-feira (31/08 e 01/09), a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promoveram o “Curso de Mediador Pacificador Social” em São Paulo/SP. O evento possui o objetivo de capacitar agentes de segurança pública e representantes civis a fim de serem mediadores de conflitos, além de instruir a população quanto às questões referentes ao Racismo Institucional.

Na ocasião, participaram cerca de 300 pessoas, entre policiais, lideranças comunitárias e/ou religiosas, representantes de Organizações Não Governamentais, integrantes do movimento negro e gestores de programa de igualdade racial. “A intenção é resolver as demandas relacionadas à violência existente, principalmente em comunidades onde a maioria da população é negra e com baixa escolaridade”, enfatiza o assessor da Seppir, Rlick dos Santos.

Entre os pontos principais do Plano, estão a modernização do sistema penitenciário e o combate integrado às organizações criminosas. Também figuram como prioridades a redução do feminicídio e violência contra a mulher; a diminuição de homicídios dolosos e o combate integrado ao tráfico de drogas e armas.

Temas

Na oficina foram abordados conteúdos referentes à prevenção de conflitos comunitários com recorte racial; Estado e sociedade; famílias no século XXI; violência doméstica com abordagem racial; prevenção de homicídio; e crimes contra o patrimônio, a vida, a família e a paz pública.

Complementam a lista de itens a importância da mediação social; técnicas de abordagens; a figura do mediador; mediação de conflitos e a lei; mediador de bullying nas instituições de ensino; e mediador pacificador social e sua legislação.

DOWNLOAD – PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA