Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2017 > 08 Agosto > TV Brasil transmite novela angolana Jikulumessu

Notícias

TV Brasil transmite novela angolana Jikulumessu

por publicado: 09/08/2017 16h26 última modificação: 09/08/2017 16h27

Com o apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), a TV Brasil está transmitindo Jikulumessu, que significa "abre o olho". Segunda novela do continente a ser exibida no país, a produção angolana foi indicada ao Emmy Internacional de melhor novela e eleita pela Academia Internacional de Televisão como uma das quatro melhores do mundo em 2015.

O elenco tem como uma das estrelas a atriz Heloísa Jorge, no papel de Djamila Pereira, na segunda fase da trama. A personagem faz par romântico com o protagonista Joel Kapala. A artista angolana radicada no Brasil participou recentemente da novela “A Lei do Amor”, da TV Globo, no papel de Laura.

Produzida pela Semba Comunicação em 2014, a ideia original e a direção de Jikulumessu são de Coréon Dú. A trama conta a história de Joel Kapala, um jovem de 17 anos e de origem humilde que é admitido em uma escola tradicional de Luanda onde sofre bullying de colegas e até de professores. Após ser acusado injustamente de agressão a uma colega, Joel é expulso do colégio. É quando ele parte para Nova Iorque em busca de sonhos, até voltar para se vingar daqueles que lhe fizeram mal.

Jikulumessu causou polêmica quando foi exibida em Angola, em 2015, por mostrar a primeira cena de beijo entre dois homens. Na época, o canal público TPA tirou a novela do ar por uma semana. Jikulumessu é a segunda novela africana que vai ao ar na TV Brasil: em 2014, a emissora exibiu Windkeck, outra produção angolana.

Com um elenco formado por astros da dramaturgia angolana, Jikulumessu se divide em dois momentos: em 1998, quando o jovem Joel deixa Lubango, cidade do interior de Angola, rumo a uma conceituada instituição de ensino da capital. Aí é perseguido por outros alunos e até por professores. Expulso da escola após uma armação, ele parte para os Estados Unidos.

A segunda fase da trama se passa 16 anos mais tarde, em 2014, quando Joel volta a Luanda com o objetivo de se vingar daqueles que lhe prejudicaram no passado.

Com 120 capítulos, a novela Jikulumessu celebra as cores, os sabores, a musicalidade e a força da cultura angolana. Mas também apresenta temas polêmicos e socialmente relevantes daquele país e também do Brasil, como corrupção, consumo de drogas, ambição, prostituição e homofobia.

Ficha Técnica

Produção: Semba Comunicação
Direção: Marisa Tavares
Autores: Coréon Dú (autor da ideia original), Alexandre Castro, Isilda Hurst, Divaldo Martins, Ana Sofia Fernandes, Andreia Vicente Martins, Erikson Pacheco Rodrigues, Joana Jorge, Luisa Sampaio, Noé João e Pedro Barboa da Silva
Elenco: Celso Roberto, Constância Lopes, Daniel Martinho, Ana Almeida, Ana Karina, Carla Aragão, Délcio Rodrigues, Dinamene Boornois, Elisângela Gomes, Eric Santos, Ery Costa, Fernando Mailoge, Filomena Reis, Grace Mendes, Henza Benchima, Ilda Costa, Isabel Silva, Isalina Gonçalves, João Chaves, Joe Benoliel, Joicelino Bembo, Josefa Ferraz, Macgonel, Maueza Monteiro, Miguel Hurst, Nicole Júlio, Orlando Sérgio, Rafael Almeida, Rui Orlando, Sandra Gomes, Sofia Buco, Sónia Claudia Neves, Xavier António e Yaritssa Resende

Serviço
TV Brasil
Jikulumessu
De segunda a sexta, às 20h30

Fonte: Empresa Brasil de Comunicação – EBC