Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2017 > 07 Julho > Candidatos negros podem se candidatar a bolsas de estudo voltadas à carreira diplomática

Notícias

Candidatos negros podem se candidatar a bolsas de estudo voltadas à carreira diplomática

por publicado: 07/07/2017 16h58 última modificação: 07/07/2017 17h17

Estão abertas, até a próxima segunda-feira (10/07), as inscrições para o Concurso Público de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Conforme o edital, estão previstas 30 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário, com remuneração de R$ 16,9 mil (valor bruto). No ato da inscrição, os candidatos negros também podem se candidatar à Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia, no valor de R$ 30 mil.

No total, serão concedidas 20 bolsas de estudo a pretos e pardos a fim de que possam custear os estudos preparatórios para a carreira diplomática. Os interessados em receber o auxílio terão de realizar provas objetivas, passar por entrevistas e apresentar um plano de estudos.

As bolsas integram o Programa de Ação Afirmativa (PAA), criado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Instituto Rio Branco (IRBr). O objetivo é ampliar as condições de ingresso de brasileiros negros na carreira de diplomata e, com isso, proporcionar a diversidade étnica do Serviço Exterior Brasileiro.

São parceiros desta iniciativa, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Ministério dos Direitos Humanos (MDH); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e a Fundação Cultural Palmares, ligada ao Ministério da Cultura (MinC).

Igualdade racial

A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, avalia ser de extrema importância incentivar o ingresso de pessoas negras no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD).

Luislinda diz que sempre observou a falta de negros nos postos de carreira diplomática. “Queremos o máximo de candidatos possíveis disputando essas 20 bolsas”, disse.

EDITAL - Concurso Público de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD)

INSCRIÇÕES