Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2017 > 04 Abril > Secretário Juvenal Araújo participa de sessão solene em homenagem aos 50 anos da FUNAI e ao Dia do Índio

Notícias

Secretário Juvenal Araújo participa de sessão solene em homenagem aos 50 anos da FUNAI e ao Dia do Índio

por publicado: 19/04/2017 16h50 última modificação: 19/04/2017 17h03
Foto: Luiz Alves - Ascom/MDH

Foto: Luiz Alves - Ascom/MDH

O Secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, participou da “Sessão Solene em Homenagem aos 50 anos da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e ao Dia do Índio - ABRIL INDÍGENA 2017”, realizada nesta quarta-feira (19/04), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Estiveram presentes o Presidente da FUNAI, Antônio Costa, lideranças indígenas e representantes do Governo Distrital e Federal. O evento integra uma série de atividades que acontecem entre os dias 17 e 23 de abril, com o intuito de tornar acessível um pouco mais as informações sobre a cultura indígena.

Inicialmente todos foram convidados a assistir a apresentação do vídeo da Campanha Abril Indígena “COMBATE AO PRECONCEITO”, sinal da TV Câmara.

Em seguida, foi lido o discurso do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Segundo o parlamentar, “graças a essa louvável iniciativa, a Câmara dos deputados tem a oportunidade de homenagear os índios brasileiros e a entidade que há 50 anos zela por sua proteção, bem-estar e riquíssimo patrimônio, tanto material quanto cultural”.

Segundo o Presidente da Fundação, precisamos de políticas públicas que venham a fortalecer a FUNAI. “Quanto mais enfraquece essa instituição, mais enfraquece a luta dos povos indígenas”, disse.

“Essa instituição é responsável pelos grandes empreendimentos e, para isso, precisamos de uma maior e melhor qualificação de mão de obra, para melhor administrar essas situações. Precisamos principalmente que a nossa voz seja ouvida no Parlamento Brasileiro, para que possamos continuar defendendo os direitos do nosso povo”, ressaltou Antônio Costa.

O representante da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Secretário Juvenal Araújo, destacou que as desigualdades se apresentam de diferentes formas, comprometendo os direitos dos povos indígenas.

“Nosso objetivo é trabalhar, em parceria com a FUNAI, para a garantia de acesso aos direitos humanos e cidadania às populações indígenas”, disse Juvenal.

Na ocasião, o Secretário elogiou a iniciativa e ressaltou a necessidade de que outros eventos como esse sejam realizados. Ele listou, ainda, diversas ações afirmativas que têm sido feitas pela SEPPIR. “Essas políticas públicas de inserção são um jeito de combater a discriminação e o preconceito, e que buscam oferecer igualdade de oportunidades a todos e visibilidade, porque a luta dos indígenas é de todos nós”, complementou.