Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2017 > 04 Abril > No Itamaraty, Ministra Luislinda Valois recebe Ordem do Rio Branco

Notícias

No Itamaraty, Ministra Luislinda Valois recebe Ordem do Rio Branco

por publicado: 20/04/2017 19h27 última modificação: 24/04/2017 15h20

A Ministra Luislinda Valois foi agraciada nesta quinta-feira (20/04) com a Ordem do Rio Branco, no grau Grã-Cruz. Esta é a comenda do Governo Federal que destaca personalidades brasileiras pelos seus serviços meritórios e virtudes cívicas. A comenda foi entregue pelo Presidente Michel Temer na cerimônia alusiva ao Dia do Diplomata, em conjunto com a formatura do Instituto Rio Branco (IRBr), a academia diplomática brasileira.

A Ordem de Rio Branco foi criada e instituída pelo então presidente da República, João Goulart, em 1963. A comenda é destinada a reconhecer quem, por qualquer motivo ou benemerência, merece reconhecimento do governo brasileiro. O objetivo da homenagem é estimular a prática de ações e feitos, bem como para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas.


Ação afirmativas na diplomacia

Nesta data, duas turmas de formandos do IRBr receberam seus títulos. Uma delas, a de 2016-2017, foi o primeiro grupo formado por diplomatas admitidos com a reserva de vagas em 20% de candidatos negros no Concurso para a Admissão à Carreira Diplomática. A segunda, de 2014-2015, tem sete mulheres, o maior percentual da história do Instituto.