Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2017 > 03 Março > Secretário da SEPPIR busca cooperação entre Secretarias

Notícias

Secretário da SEPPIR busca cooperação entre Secretarias

por publicado: 13/03/2017 17h42 última modificação: 13/03/2017 18h39

Nesta sexta-feira (10/03), o Secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, se encontrou com a Secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant de Carvalho, para propor um trabalho conjunto entre as secretarias.

Foto: Luiz Alves - Ascom/Seppir

Dentre os assuntos abordados, o Secretário apresentou o pedido para a elaboração de Orientações Técnicas para o Trabalho Social com Famílias Quilombolas, nos mesmos moldes das Orientações com Famílias Indígenas. Em seguida, ele propôs uma ação com a Secretaria Nacional da Juventude para incluir, no Plano Juventude Viva, políticas voltadas ao serviço de fortalecimento de vínculos de jovens e diretrizes para o cumprimento de medidas socioeducativas.

O acordo apresentado também prevê a distribuição de materiais sobre a Igualdade Racial e Superação do Racismo e o desenvolvimento de trabalhos sociais com famílias para superação de Racismo, dentro dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e para os Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS.

Entraram na pauta, ainda, o Termo de Cooperação para o Juventude Viva, com interface para o serviço de fortalecimento de vínculos; e o Termo de Cooperação do Juventude Viva com interface nas medidas socioeducativas.

Assistência Social

A Secretária Maria do Carmo se mostrou solícita com as reivindicações e prometeu trabalhar junto para a promulgação das Políticas de Igualdade Racial, sendo uma das suas primeiras medidas, a inclusão da SEPPIR no conselho de revisão do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, que visa aprimorar a gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais nos Estados. A Formação Continuada dos Trabalhadores do SUAS para as Questões Étnico-Raciais também foi abordada.

A Secretária aproveitou a ocasião e formalizou o convite ao Secretário Juvenal Araújo, para a participação no próximo Seminário Pan-Amazônico de Proteção Social, que será realizado nos dias 27 a 31 de março, em Belém – PA. O encontro é direcionado a gestores públicos, representantes de povos e comunidades tradicionais e movimentos sociais, além de pesquisadores, acadêmicos e representantes de organizações internacionais.