Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2017 > 02 Fevereiro > Encontro no Piauí visa fortalecer políticas voltadas aos povos de terreiro

Notícias

Encontro no Piauí visa fortalecer políticas voltadas aos povos de terreiro

por publicado: 16/02/2017 11h26 última modificação: 16/02/2017 14h05

O “2º Encontro Estadual de Gestores com as Comunidades Tradicionais de Terreiros do Piauí” foi realizado nesta segunda-feira (13/02), no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina. Organizado pelo Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira – CENARAB, o evento contou com a presença do assessor técnico do Ministério dos Direitos Humanos, Rlick dos Santos.

A atividade teve o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas no ano 2016, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Na ocasião, foram realizados debates sobre temas importantes, como segurança alimentar e nutricional, mapeamento e tombamento de terreiros e a utilização de animais em sacrifícios religiosos.

Comandado pelo vice-presidente nacional do CENARAB, Pai Rondinele de Oxum, e pela coordenadora estadual Mãe Rutheneia de Ian São, o encontro proporcionou o diálogo entre sociedade civil e Poder Público.

Mapeamento de terreiros

Sobre o tema, a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do Ministério dos Direitos Humanos, disponibiliza as publicações “Guia Orientador para Mapeamento junto aos Povos e Comunidades Tradicionais”, “Cartilha: Povos e Comunidades Tradicionais” e “Caderno de Debates: Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana”. Os materiais podem ser acessados aqui.