Você está aqui: Página Inicial > Ações Afirmativas > Juventude

Juventude

por Carmen Cira Lustosa da Costa publicado 09/04/2014 11h38, última modificação 09/06/2015 16h31

Plano Juventude Viva
Juventude VIVA
Os homicídios são a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente negros do sexo masculino, moradores de periferias e áreas metropolitanas. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (52,7%) das 52.198 vítimas de homicídios em 2011 eram jovens, dos quais 71,5% negros* (pretos e pardos) e 93,04% do sexo masculino. É como se caíssem oito aviões lotados de jovens por mês.

Para mudar essa realidade, o Governo Federal lançou o Plano Juventude Viva, para reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física e simbólica. A iniciativa prioriza 142 municípios com os maiores índices de homicídios de jovens, criando oportunidades de inclusão e autonomia , por meio da oferta de serviços públicos nos territórios mais vulneráveis à violência. O Plano busca também aprimorar a atuação do Estado no enfrentamento ao racismo institucional e na sensibilização dos agentes públicos.

Trata-se, portanto, de uma iniciativa inédita para o enfrentamento à violência, que busca superar sua banalização
promovendo direitos da juventude, em especial, a juventude negra. O Plano promove os valores da igualdade e da não discriminação, somando esforços do Estado, em diálogo com a sociedade civil.

Saiba mais sobre o Plano Juventude Viva na página: www.juventude.gov.br/juventudeviva